O deputado do PSD à Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Maurício, exigiu hoje do Governo Regional informações sobre as contas do setor da Saúde, que já deviam ter sido entregues no Parlamento.
Num requerimento apresentado no parlamento regional, o deputado social-democrata solicitou ao executivo cópias dos documentos de prestação anual de contas e os relatórios do ano de 2012 da empresa pública Saudaçor, dos três hospitais dos Açores e de todas as unidades de Saúde de ilha.
Lembra Luís Maurício que a legislação “obriga o Governo a entregar no Parlamento, até 31 de agosto, os documentos de prestação anual de contas e o relatório único relativos ao ano anterior, das empresas que integram o setor público empresarial regional, o que ainda não aconteceu”.
O deputado do PSD adverte que a boa gestão dos dinheiros públicos “exige um elevado grau de transparência das contas públicas” e mecanismos de controlo “eficazes” e que os contribuintes açorianos “têm todo o direito” a conhecer o modo como são utilizados os recursos públicos.
O Governo açoriano detém participações em mais de uma dezena de empresas, entre elas a Saudaçor, os hospitais, a empresa de eletricidade EDA, a companhia aérea SATA, as transportadoras marítimas Atlânticoline e Transmaçor, a conserveira Santa Catarina e a empresa de lotas, Lotaçor.
Lusa