O PSD/Açores pediu hoje explicações ao Governo Regional sobre os maus resultados dos alunos da Região “sempre que são confrontados com provas a nível nacional”, e considerando que a tutela “tem insistido no facto de haver melhores condições e melhores políticas educativas nos Açores, face ao resto do país”, disse a deputada Judite Parreira.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, a social-democrata lembra que, na recente discussão do Plano e Orçamento para os Açores, “o senhor Secretário Regional da Educação Ciência e Cultura estabeleceu uma comparação entre o estado da Educação na Região e no continente, do qual pudemos concluir que estamos muito melhor nos Açores”.
“Afinal, existem mais creches e jardins de infância, assim como melhores escolas nos Açores, onde o número de alunos por turma é menor do que no Continente, os agrupamentos são de menor dimensão, e mesmo o investimento por aluno é superior”, referiu, apontando que “o senhor secretário só se esqueceu de falar numa coisa, talvez a mais importante, que são os resultados”, lembrou Judite Parreira.
“Os resultados dos PISA e dos exames nacionais têm sido pouco satisfatórios e, nos testes intermédios do ano letivo passado, os resultados dos alunos açorianos foram mesmo os piores do país, em quase todas as disciplinas. E isso não foi objeto de comparação por parte do senhor secretário”, pelo que o PSD/Açores quer saber “quais as causas, na ótica do Governo Regional, do fraco desempenho dos alunos dos Açores nessas provas de âmbito nacional”, referiu.
Judite Parreira alertou ainda para facto de os exames nacionais de 2013 “se realizarem em breve pelo que, para haver as medidas necessárias à obtenção de melhores resultados, importa conhecer as causas do que se passou com os resultados dos testes intermédios. É preciso saber que medidas o Governo Regional já adotou, ou considera adotar, para contrariar esta situação”, concluiu.