O PSD/Açores pediu hoje ao governo regional várias informações sobre a Brucelose bovina, “uma contingência, cuja erradicação tarda, que continua a ser motivo de preocupação para muitos produtores da Região. A doença absorve parte significativa da sanidade animal, e a perda de animais reflete-se em prejuízos avultados para as explorações”, disse o deputado Renato Cordeiro.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o parlamentar quer saber a evolução da incidência de Brucelose bovina nos últimos três anos, “nas diferentes ilhas do arquipélago, em termos de percentagem de explorações infetadas, e ainda com indicação do número de animais diagnosticados como positivos”, explica.
No pedido de informações à tutela, Renato Cordeiro pretende que se conheça igualmente “a evolução dos abates de animais considerados positivos” com a referida doença. Segundo avança, “para além do abate compulsivo dos animais e do sequestro sanitário das explorações infetadas, é ainda preciso saber se o Governo Regional vai implementar outras medidas de combate à Brucelose bovina”.
Finalmente, o deputado do PSD/Açores questiona as autoridades regionais sobre “os montantes unitários dos prémios de abate pagos atualmente, bem como o tempo médio que se tem verificado entre o abate e o pagamento. Há pagamentos em atraso, e o governo regional tem de explicar aos produtores açorianos a que se deve esse atraso”, concluiu.