O PSD/Açores formalizou um pedido de visita às obras da Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo, considerando que “é preciso conhecer o estado real daquela obra, uma vez que os trabalhos já estão parados há mais de um ano, e interessa saber qual o seu estado de degradação”, avançou o vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata, António Ventura.
Segundo adiantou, “queremos que os responsáveis pelo processo, seja o Secretário Regional da Educação ou o Diretor Regional da Cultura, expliquem as razões para a obra não ter tido o visto prévio do Tribunal de Contas, o que levou a mais uma paragem nos trabalhos. Pois isso levanta muitas dúvidas sobre a transparência e o rigor de toda a empreitada”.
A obra em causa está novamente parada e, segundo António Ventura, “importa recordar que a construção da nova Biblioteca Pública de Angra já sofreu cinco derrapagens financeiras, tendo o Governo Regional autorizado trabalhos a mais num valor de 1,7 milhões de euros, ou seja mais 15% que o valor inicial da obra”.
O social-democrata acrescenta que, “todos os adicionais da obra referem-se a alterações ao seu projeto inicial”, e que, “ainda recentemente a biblioteca teve a sua inauguração anunciada para o início de 2015.
A caminho do terceiro concurso para adjudicação de uma obra que parece não ter fim, este é um exemplo claro de má gestão dos dinheiros públicos”, concluiu António Ventura.