O presidente do PSD/Açores manifestou hoje “profunda preocupação” com a situação que se vive atualmente no sector das pescas na Região, que classificou “de verdadeira e assustadora emergência social a que importa acudir”.
Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma reunião com a Federação das Pescas dos Açores, salientou que “com o aumento do desemprego há mais pessoas no sector das pescas”.
“Este facto tem feito com que os rendimentos médios, que já eram reduzidos, fiquem ainda mais baixos”, disse.
O líder dos sociais democratas açorianos revelou que tem recebido inúmeros “apelos da parte de pescadores alertando de que há fome em determinadas comunidades piscatórias da nossa Região”.
Para Duarte Freitas é, por isso, urgente que o governo regional “olhe para esta situação de emergência social, ative e agilize o Fundopesca ou avalie a necessidade de adotar medidas adicionais urgentes para quem está a passar por grandes dificuldades no sector”.
Duarte Freitas considerou, também, “muito urgente” a convocatória de uma reunião do Conselho Regional das Pescas.
Segundo o líder dos sociais democratas açorianos, “não se entende que numa situação de grande gravidade o Conselho Regional das Pescas não reúna desde 2011”. “Lamento que em tempos tão difíceis e exigentes para o sector, o Governo nunca tenha sentido a necessidade e a vantagem em reunir este Órgão e envolver os seus conselheiros na discussão das problemáticas e na busca das melhores soluções para as nossas pescas”, disse.
Duarte Freitas anunciou que “o PSD/Açores vai propor uma alteração ao Decreto que regula o regime jurídico dos Conselhos de Ilha para promover a participação direta de representantes do sector de pescas e das instituições particulares de solidariedade social”.
“Entendemos que em função da organização que estas duas áreas têm em todas as ilhas, e até atendendo à situação social dos Açores neste momento, faz todo o sentido que estas instituições participem nos conselhos de ilha”, concluiu.