O PSD/Açores questionou hoje o governo regional sobre a realização da próxima edição dos Jogos das Ilhas apenas em São Miguel, alegando que outras ilhas têm instalações desportivas e capacidade de alojamento “mais do que suficientes para receber” parte do evento.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas Costa Pereira e Luís Garcia salientaram que “face à evolução desportiva nos Açores, diferente de ilha para ilha, é com naturalidade que se reconhece que umas ilhas terão maior aptidão e condições para receber determinada modalidade desportiva”.
Os parlamentares do PSD/Açores acrescentaram que os Jogos das Ilhas, para além das suas características desportivas, “tem outras componentes sociais, culturais e económicas que importa potenciar, repartindo os seus efeitos por mais ilhas”.
“Estas iniciativas, devidamente organizadas e distribuídas por várias ilhas dos Açores, não só permitem dar a quem nos visita uma visão mais completa e próxima da realidade da nossa Região, como também contribuem para cumprir aquele que deve ser um objectivo omnipresente na acção governativa: o desenvolvimento harmonioso e integral de todas as ilhas”, consideraram.
Os deputados social-democratas recordaram que em 2003, primeiro ano em que os Açores organizaram os Jogos das Ilhas, o evento decorreu nas ilhas de São Miguel e Terceira.
Os Jogos das Ilhas realizam-se todos os anos em diferentes regiões e contam com a participação de centenas de jovens atletas de várias ilhas europeias.