PSD/Açores responsabi​liza Governo Regional por visão “redutora” da adminsitra​ção da SATA

O PSD/Açores acusou hoje o Governo Regional socialista de “permitir e talvez incentivar” a administração da SATA a ter “uma interpretação redutora” e violar os serviços mínimos durante a greve na transportadora aérea.
“O Governo Regional, ao permitir e talvez incentivar que fosse a própria administração da SATA a ter uma interpretação redutora e violar os serviços mínimos durante as recentes greves, prejudicou deliberadamente os açorianos, em particular das ilhas mais pequenas”, afirmou o deputado João Bruto da Costa.
Os trabalhadores da SATA estiverem em greve de 23 a 25 de abril e de 02 a 04 de maio.
As declarações do deputado social-democrata foram proferidas na conferência de imprensa de balanço de dois dias das jornadas parlamentares do partido que decorreram na ilha de Santa Maria, subordinadas ao tema do desenvolvimento local e coesão regional.
Também a anunciada reforma do setor da Saúde no arquipélago merece reparos dos social-democratas, que consideram que “pelos sinais que vão chegando”, as alterações, que serão apresentadas pelo Executivo na sexta-feira, deverão contribuir “para dificultar ainda mais o acesso dos cidadãos de ilhas mais pequenas a cuidados de saúde”.
João Bruto da Costa referiu, por outro lado, que as ilhas mais pequenas nos Açores enfrentam “grandes dificuldades”, estando a “asfixiar economicamente”, com casos dramáticos de estruturas produtivas que estão a colapsar e a arrastar famílias e empresas.
“A falta de planeamento e políticas consequentes levaram a investimentos desadequados e mal avaliados, cujo efeito muitas vezes parece que se esgotou no momento da sua inauguração”, referiu o deputado, para quem “as opções erradas do Governo Regional fazem com que a crise nos Açores seja mais pronunciada”.
Para Bruto da Costa, o melhor exemplo do “total falhanço socialista” reside no conceito de ilhas da coesão, que pretendia inicialmente promover o crescimento do Corvo, Flores, S. Jorge, Graciosa e Santa Maria de forma a aproximá-las das restantes, mas o que se verificou foi que outras passaram a integrar esse conceito.
“Para o PSD/Açores é urgente a revisão global das políticas desenvolvidas para uma verdadeira e efetiva coesão regional. É urgente que o Governo Regional chame as autarquias a colaborar no processo de desenvolvimento e que responda positivamente às intenções de cooperação por parte do poder local”, disse Bruto da Costa.
O deputado considerou, ainda, “muito urgente” que o Executivo liderado por Vasco Cordeiro elabore um plano de ação para o investimento nas ilhas da coesão e que incentive a realização de pequenas obras, capazes de dinamizar a economia local.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here