O Comando Regional da PSP dos Açores anunciou hoje o desmantelamento de «uma estruturada rede» de distribuição de droga em S. Miguel, tendo apreendido 606 doses de heroína e haxixe suficiente para 50 mil doses.
A investigação, levada a cabo pela Esquadra de Investigação de Criminal de Ponta Delgada (EIC), decorria desde o início de Março e culminou numa «mega operação policial» com a detenção de 13 indivíduos suspeitos de pertenceram à rede de tráfico.
Em comunicado, a PSP acrescenta que se trata de uma rede de distribuição de droga que actuava de «forma cuidadosa e consertada a partir de Lisboa», onde era adquirido o produto estupefaciente e posteriormente «despachado para a ilha de S. Miguel por via aérea e marítima».
A operação envolveu vários meios policiais, tendo sido efectuadas diligências processuais, designadamente, vigilâncias e seguimento de suspeitos, buscas em estabelecimentos comerciais e residências.
De acordo com a polícia, os 13 indivíduos detidos distribuíam a droga em diversos locais das cidades de Ponta Delgada e Lagoa, na ilha de S. Miguel.
Segundo a PSP, aos sete principais cabecilhas da rede foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
No âmbito desta investigação foi ainda apreendido dinheiro, um barco de recreio e sete carros.
Lusa