O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores tem em marcha, até ao próximo dia cinco de Abril, uma operação denominada Pela Vida Trave. Esta operação pretende criar uma atitude proactiva e dissuasora, atingindo uma área estratégica de prevenção, nomeadamente a diminuição da sinistralidade rodoviária.
Assim, no período inicial da operação, entre um e 31 de Março, é possível adiantar que o Comando Regional dos Açores, utilizou um efectivo de 241 elementos policiais fiscalizando 2118 viaturas.
Foram ainda submetidos 539 condutores ao controlo de alcoolemia; procedendo a 18 detenções, entre as quais, dez por condução sob influência de álcool e seis por falta de habilitação legal para condução. Houve ainda um número de 13 apreensões, entre as quais, oito de viaturas e duas de documentos.
Realizaram-se também 371 levantamentos de autos de contra ordenação e detectadas 531 infracções. Entre as quais, 15 por desrespeito ao sinal vermelho do semáforo, 16 por desrespeito ao sinal amarelo do semáforo, duas por desrespeito às regras de prioridade, uma por não cedência de passagem a peão na passagem com sinalização semafórica, oito por estacionamento nas passagens assinaladas para travessia de peões e 81 por estacionamento nos passeios e outros locais destinados à circulação de peões.
De referir ainda que 997 viaturas foram submetidas ao controlo por radar, registando-se 47 infracções leves e 14 graves.