O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou hoje um decreto que concede ao actor francês Gérard Depardieu a cidadania russa, anunciou o Kremlin.
“Em conformidade com o parágrafo a do artigo 89 da Constituição da Rússia, satisfazer o pedido de cidadania da Federação da Rússia apresentado por Gérard Depardieu, nascido em França em 1948”, lê-se no sítio oficial da Presidência russa na Internet.
No mês passado, Depardieu anunciou que ia residir para a Bélgica a fim de evitar pagar o novo imposto sobre os ricos decretado pelo Presidente francês, François Hollande.
A 19 de dezembro, o jornal Le Monde avançou que o ator analisava a possibilidade de ir viver para o Montenegro ou para a Rússia.
“Se Gérard realmente quer obter autorização de residência ou cidadania russa, consideremos que o caso está resolvido”, comentou Vladimir Putin no dia seguinte.
O dirigente russo acrescentou que “qualquer decisão nesse sentido não deverá refletir-se nas relações tradicionalmente muito boas entre a Rússia e a França”.
Depardieu recebeu a cidadania russa em tempo recorde, pois há milhares de russos, que vivem nas antigas repúblicas da URSS ou noutros países estrangeiros, que esperam anos para conseguir o que o ator francês obteve em dias.
Lusa