A qualidade das vacas leiteiras de S. Miguel vai estar a concurso a partir de sexta-feira, numa competição que reúne aproximadamente 240 animais da Raça Holstein Frísia, predominante nos Açores, região onde há 95 a 100 mil bovinos.
Promovido pela Associação Agricola de São Miguel, o XII Concurso Micalense da Raça Holstein Frisia visa premiar a evolução genética das explorações agro-pecuárias e escolher os mais belos exemplares da raça Holstein Frísia dos Açores, predominante do setor leiteiro.
“Estamos num patamar genético na região excecional, pois tem sido feito um trabalho bem articulado que tem crescido”, sublinhou o presidente da Associação Agrícola, Jorge Rita, em declarações à Lusa, destacando a excelência da produção animal na região e profissionais de grande qualidade.
O dirigente associativo sublinhou a importância da excelência genética que permite uma optimização da produção de leite, frisando que atualmente “há menos vacas e produz-se muito mais leite” nos Açores.
“E o objetivo é este. A evolução faz-se sempre no sentido da melhoria e qualidade das vacas”, defendeu Jorge Rita, indicando que existem na região entre 95 a 100 mil vacas, sendo que São Miguel (a maior ilha açoriana) tem 60 mil.
Jorge Rita destacou “a excelência da produção animal nos Açores”, pelo que o concurso pretende precisamente mostrar os belos exemplares da raça.
O concurso, que decorre até domingo, no recinto da Feira, no Campo de Santana, em Rabo de Peixe, vai reunir cerca de 240 animais com cerca de 80 criadores de São Miguel.
Apesar de as infraestruturas serem “limitadas” devido à construção do parque de exposições, Jorge Rita disse existirem “grandes expetativas” em torno da competição devido “ao trabalho realizado na região, principalmente a nível de São Miguel, no melhoramento genético”.
“Os lavradores têm utilizado muito bem as ferramentas que lhes temos dado, quer a nível da inseminação artificial, transferências embrionária, na área da formação e hoje e cada vez mais estamos a falar de um dos melhores, senão o melhor, concurso nacional da Raça Holstein Frísia, das vacas de leite que temos na região”, disse.
Uma das grandes atrações do evento é o concurso juvenil que decorre na sexta-feira, dia da inauguração, segundo Jorge Rita, indicando que na edição deste ano os animais estarão divididos por 19 secções para vitelas, novilhas e vacas leiteiras.
Serão atribuídos prémios monetários para os três primeiros lugares de cada secção, cujos valores ainda não estão quantificados.
Os animais serão avaliados por um júri canadiano.
Lusa