O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu Ponta Delgada, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo e Madalena do Pico e mais 54 Municípios portugueses, com a Bandeira Verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2016”.
Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional, que tem como Mecenas principal a Fundação Millennium bcp, e onde para o efeito, as autarquias respondem a matérias tão relacionadas com as políticas de família em onze áreas de atuação, como, por exemplo, o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais e serviços básicos, educação e formação.
Outras questões às quais os Municípios têm de responder estão relacionadas com a habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, facilitadores e medidas de conciliação entre trabalho e família, o que também analisa as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.
A cada Município vencedor foi entregue a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2016”. Um prémio que tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família.
A iniciativa em questão favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias no sentido da melhoria das condições de vida dos respetivos munícipes.
Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.