O ‘site’ SpotAzores.com disponibiliza imagens em tempo real de diversos pontos de S. Miguel e Santa Maria e, com 3.000 visitas diárias, é já de consulta obrigatória, ditando as idas à praia ou até saídas para a pesca.
Criado em 2012, o SpotAzores.com arrancou com 13 ‘webcams’ instaladas em São Miguel, nos Açores, em locais como Mosteiros, Lagoa, Lagoa do Fogo, Sete Cidades, Pópulo (em Ponta Delgada), Água d’Alto, Vila Franca do Campo, Furnas, Porto Formoso, Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande), Ribeira Quente e Nordeste. Mas o projeto tem vindo a expandir-se.
O sucesso do projeto e a sua ‘utilidade’ levaram à sua expansão até à vizinha Santa Maria, onde já existem também duas ‘webcams’, na Praia Formosa e São Lourenço, o que acabará por servir também de “anteprojeto para a expansão gradual, a partir de 2014”, para as restantes ilhas, indicou à Lusa Pedro Rodrigues, um dos mentores do projeto, que nasceu a 02 de agosto de 2012.
Na próxima semana, será também inaugurada uma nova ‘webcam’ na Povoação, perfazendo assim 14 em S. Miguel e duas em Santa Maria.
Pedro Rodrigues salientou que as câmaras “já cobrem todos os concelhos de São Miguel”, revelando que o ‘site’ tem “em média entre 3.000 a 3.500 visitas por dia” e “diariamente são visualizadas entre 12 a 15.000 páginas”.
Num arquipélago onde num só dia, numa mesma ilha, podem fazer as quatro estações, esta é uma forma “muito interessante” de contornar a instabilidade do clima, mas também “divulgar eventos culturais”, sublinhou.
“O ‘site’ já se tornou uma informação útil, pois a pessoa antes de sair de casa consulta a página para saber como está o tempo, quer seja para uma ida à praia, uma caminhada ou até um piquenique”, afirmou Pedro Rodrigues, sublinhando que o SpotAzores foi inspirado no projeto científico climat (uma rede de informação e divulgação do clima e meteorologia dos arquipélagos atlânticos).
Pedro Rodrigues lembra que “muitas vezes pode estar nublado em Ponta Delgada” e no Nordeste ou Mosteiros “estar bom tempo”.
“É geralmente quando o tempo está nublado que as pessoas mais visitam o site, porque vão à procura do sítio onde possa estar sol”, sublinhou.
Pedro Rodrigues, com formação em informática de gestão e um MBA na área de marketing, concretizou o projeto com o sócio Pedro Esteves, licenciado em educação física, e ambos criaram a empresa Sinónimo Radical, que explora o SpotAzores.com.
O desafio do projeto, segundo explicou, “é também a nível técnico, já que foi necessário encontrar câmaras que aguentassem o clima”, em concreto ventos, chuvas e o contacto com o mar.
As ‘webcams’ estão colocadas “em pontos estratégicos” (praias e pontos turísticos, sobretudo) e nalguns casos, como Povoação, Nordeste e Santa Maria, a sua instalação contou com a colaboração das autarquias.
O SpotAzores.com também oferece informação meteorológica e divulga eventos culturais, festas e atividades ao ar livre, como ciclismo, caminhada, alpinismo e desportos aquáticos, mas o ‘site’ acaba por ser também “uma ferramenta muito útil” para a pesca ou até para os agentes de turismo.
Além de difundir imagens das praias e zonas turísticas, disponibiliza, por exemplo, dados sobre a precipitação, temperatura da água, ondulação, vento, humidade, pressão, preia-mar e baixa-mar.
“A fonte de receita para garantir o projeto é a publicidade mais direcionada para as empresas ligadas ao turismo, hotéis, ‘rent-a-car’ ou até imobiliárias”, referiu.
O projeto conta com apoios do programa de incentivos públicos SIDER e tem um protocolo com a Associação de Turismo dos Açores.
Lusa