Radiação ultravioleta muito alta nos Açores

Três regiões dos Açores, o Funchal, na Madeira, e Sines e Viana do Castelo em território continental apresentam hoje um nível muito alto de radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Com níveis muito altos vão estar o Funchal, na Madeira, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, no arquipélago dos Açores, Sines e Viana do Castelo, em Portugal continental.

Os dados do IM apontam também para níveis de radiação UV altos nos distritos de Lisboa, Coimbra Évora e Faro.

No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol e na situação de índice alto é pedido que se evite o mais possível a exposição ao sol.

A incidência de radiação será maior entre as 12:00 e as 16:00.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.

Onze distritos de Portugal continental, sobretudo do interior, estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados por trovoadas, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro são os distritos sob aviso amarelo, o segundo menos grave de quatro.

O IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, em especial nas regiões do interior e durante a tarde, vento fraco e descida da temperatura máxima.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here