A imagem mostra uma lista de ingredientes escrita à mão em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, num livro de farmácia que passou de geração em geração e que pertence agora a uma mulher que vive na cidade de Griffin, no Estado norte-americano da Geórgia, diz a página Thisamericanlife.com, um programa semanal da Chicago Public Rádio.
A foto explica também como misturar o componente 7x, o sabor secreto, que representa apenas um por cento da bebida mas é o que lhe dá o sabor.
A Coca-Cola, que mantém a receita original numa sala de alta segurança, onde só duas pessoas conhecem os códigos para entrar, ainda não confirmou a autenticidade da composição que o Thisamericanlife.com divulgou.
Para fazer Coca-Cola, segundo a receita, para além do 7x, há que misturar 230 mililitros (ml) de álcool, 2º gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 gotas de óleo de nós moscada, cinco de extracto de coentros, dez gotas de óleo de neroli (as flores de laranja amarga) e o mesmo de óleo de canela.
A receita original incluía também três copos de extracto de fluido de coca, mas a empresa retirou o ingrediente no início do século XX, depois de uma série de críticas.
Para fazer Coca-Cola, segundo a receita original, são também necessários 90 ml de ácido cítrico, 70 ml de água, 30 ml de cafeína, o mesmo de baunilha, 0,946 litros de sumo de lima, 40 ml de caramelo, para dar cor, sendo a quantidade de açúcar ilegível na receita.
Para além da retirada do extrato de coca, fica ainda por saber se a Coca Cola fez grandes alterações na fórmula original, desde a sua criação, razão pela qual o Thisamericanlife.com reuniu um grupo de peritos e de amantes da bebida, para beber o resultado da receita.
De acordo com o ‘site’, a maioria do painel não encontrou diferenças entre a bebida e a Coca Cola à venda no mercado.
“Acredito que esta é, na verdade, uma versão da fórmula”, disse Mark Pendergrast, autor de uma história da Coca Cola, ao Thisamericanlife.com .