“Tudo indica que este projecto, incluído no Plano Regional de Prevenção e Controlo da Diabetes e Luta Contra a Obesidade, possa estar no terreno ao longo do segundo trimestre deste ano”, salientou uma fonte da Secretaria Regional da Saúde.
O rastreio será feito pelos centros de saúde, estando actualmente a decorrer o processo de contratação dos profissionais necessários, para que todas as unidades de saúde do arquipélago “disponham de nutricionistas e técnicos dietistas”.
“Actualmente existem 19 profissionais de saúde nesta área, entre nutricionistas e técnicos dietistas” salientou a fonte.
As estratégias de intervenção para combater a obesidade infantil incluem ainda programas de educação para a saúde e de promoção de estilos de vida saudáveis nas escolas públicas, em concertação com a Direcção Regional da Educação e Formação.
A regulamentação da “disponibilidade de alimentos com elevado teor de calorias, sal, açúcar e gorduras nas cantinas e bares das escolas, nos serviços públicos e nas empresas” é outra das medidas anunciadas.
A Secretaria Regional da Saúde pretende ainda, em colaboração com a Direcção Regional do Desporto, lançar programas para a promoção da prática desportiva e de estilos de vida saudáveis nas escolas públicas.