A rede regional permanente de localização por satélite dos Açores deverá estar concluída até Maio de 2010, permitindo aumentar a precisão dos trabalhos de topografia relativos ao arquipélago, revelou secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
“As estações estarão todas concluídas até Maio de 2010 e, em algumas ilhas, haverá mais do que uma estação para permitir um maior rigor nas medições”, afirmou José Contente, em declarações à Lusa.
Actualmente, quase todas as ilhas do arquipélago dos Açores já possuem uma estação de georeferenciação, que é considerada uma tecnologia fundamental em áreas como a cartografia, já que permite uma maior precisão.
Por essa razão, “quanto mais estações existirem, maior será o rigor das medições”, frisou o secretário regional, numa referência ao investimento que o executivo açoriano tem feito nesta área.
A próxima estação de georeferenciação da rede permanente dos Açores vai ser instalada em Santa Maria, junto às instalações da Agência Espacial Europeia, que possui nesta ilha uma estação de rastreio de satélites, a única existente no país.
As estações de localização por satélite açorianas estão a trabalhar actualmente com o sistema GPS (Global Position System), mas, segundo José Contente, estão preparadas para poder trabalhar com o Galileo, quando este sistema europeu de navegação por satélite começar a funcionar.
Os dados emitidos por estas estações estarão disponíveis na Internet, no sítio da Rede Permanente da Região Autónoma dos Açores (REPRA).
Lusa