Rede Regional de Cuidados Continuados em Saúde Mental será implementada em 2016, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou esta terça feira, na Horta, que a Rede Regional de Cuidados Continuados em Saúde Mental, “uma estrutura organizada de unidades e equipas multidisciplinares, será implementada em 2016”.  

“Esta é uma reforma já há muito necessária nesta área e que irá permitir trazer o tratamento desta patologia para a sociedade, criando condições para diminuir o internamento e aumentar a resposta em ambulatório”, afirmou Luís Cabral, numa intervenção na Assembleia Legislativa durante o debate das propostas de Plano e Orçamento da Região para 2016. 

A Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental pretende promover a integração dos cuidados de saúde mental no sistema regional de saúde, quer a nível dos cuidados primários, quer dos hospitais e dos cuidados continuados, de modo a diminuir a institucionalização dos doentes. 

Segundo o governante, em 2016, será apresentada uma proposta de Decreto Legislativo Regional que formalize a criação da rede nos Açores, onde deverão ser implementadas as Equipas Móveis de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental, através de um projeto piloto que decorrerá em janeiro, na ilha de São Miguel.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here