O líder parlamentar do PSD/Açores considerou hoje “inexplicável” a redução das verbas para a promoção turística no Plano e Orçamento para 2010, alegando que tal sucede num momento em que se estima que o sector registe uma quebra de 15 por cento nas receitas.
“Um dos maiores problemas do turismo é a falta de notoriedade do próprio destino Açores. Naturalmente que é no domínio da promoção que tem de se investir”, afirmou António Marinho, no final de uma reunião dos deputados do partido com membros da Associação de Hotelaria de Portugal.
O líder da bancada social-democrata lembrou que o partido apresentou propostas no parlamento no sentido de reforçar as verbas para a promoção turística do arquipélago, que acabaram por ser rejeitadas pela maioria socialista.
Segundo António Marinho, o sector do turismo “vive um ano muito desfavorável”, já que a Associação de Hotelaria de Portugal aponta para uma quebra de 15 por cento nas receitas em 2009.
“Isto é manifestamente mau, depois de uma quebra de cinco por cento em 2008 e de um período de estagnação um ano antes”, sublinhou.
O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores desafiou ainda o governo regional e o PS a mostrarem “disponibilidade” no sentido de “resolver os problemas das empresas açorianas e ajudar as empresas do sector turístico a ultrapassar o mau momento que estão a viver”.