A líder do PSD/Açores considerou segunda-feira que o sector da agricultura necessita de um plano de “reestruturação” que tem de “envolver todos os lavradores”.
“A reestruturação da agricultura e toda uma visão estratégica que queremos para este sector têm de ser projectados de forma participada e com o contributo de todos”, afirmou Berta Cabral, durante um encontro com agricultores dos Arrifes, ilha de São Miguel.
No encontro, da iniciativa de um grupo de lavradores da freguesia, a líder social-democrata assegurou que, a partir de 2010, o partido vai “estruturar o seu trabalho de maneira a que todos contribuam de forma activa na definição de um projecto de futuro para a agricultura açoriana”.
Berta Cabral referiu, também, que o governo regional tem de “começar imediatamente” a aprovar projectos de candidaturas aos fundos comunitários, dado que “já está muito atrasado” na aplicação do actual quadro comunitário de apoio no sector da agricultura.
“É preciso aprovar projectos de forma a que os lavradores tenham a liquidez necessária para continuar a actividade e modernizar as explorações”, afirmou.
A presidente do PSD/Açores acrescentou que, actualmente, a única forma aumentar o rendimento dos agricultores é “reduzir custos” e referiu que as entidades públicas têm de cimeçar a apostar na investigação e a testar novos produtos.