O Clube Naval da Horta, através do seu Presidente, esteve na passada semana, na cidade de Albufeira, para a apresentação da II Regata Transatlântica a las Azores Ceuta-Horta.
Esta apresentação decorreu na sede do MYCA – Marina Yatch Club de Albufeira, onde estiveram presentes vários “skippers” e marinheiros, para além do Vice-presidente do MYCA, Carlos Urtigueira.
Durante o evento foram dadas a conhecer as principais características desta regata, nomeadamente no que diz respeito ao sistema de abono, classificações e prémios, para além de uma abordagem sobre a história e turismo da cidade de Ceuta e da Horta.
Recorde-se que esta regata transatlântica que liga as cidades de Ceuta e Horta esteve a sua apresentação oficial no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa, estando prevista outras acções de divulgação e promoção deste evento no continente Português e Espanhol.
A largada da regata Ceuta-Horta está marcada para o dia 19 de Julho, curiosamente, no encerramento da primeira edição da Semana do Mar de Ceuta, um evento que nasce também desta aproximação com a cidade da Horta, com o intuito de explorar o turismo náutico naquele cidade, e que reflecte o reconhecimento que a Semana do Mar da ilha do Faial tem no mundo náutico.
A primeira edição deste evento náutico aconteceu em 2007, com oito embarcações participantes, e o sucesso da iniciativa ditou a realização da 2ª edição. Este ano espera-se que o evento iguale ou supere a adesão verificada em 2007. De salientar que, na apresentação em Lisboa, estiveram presentes alguns velejadores e representantes de clubes e associações náuticas, o que faz antever boas participações.
Após esta apresentação, o Clube Naval da Horta, regressa com optimismo e confiança de que esta será uma prova de elevado interesse no panorama internacional e que mais uma vez, projectará os Açores e a cidade da Horta no mundo náutico e como destino turístico por excelência.
Nota especial para a componente cultural, de intercâmbio e de cosmopolitismo que caracteriza Portugal, os Açores e a cidade da Horta, e caracteriza também Espanha e a cidade de Ceuta”.