A partida dos veleiros está marcada para as 18:02 (19:02 em Lisboa), apenas 38 horas depois de ter chegado à Marina da Horta o último iate a completar a primeira etapa.
O “Orca”, tripulado pela dupla Richard Tolkien e Neal Brewer, foi o último classificado, com mais de dois dias de atraso em relação ao vencedor, em consequência da opção táctica por uma rota muito próxima do norte de S. Miguel e entrada no Grupo Central do arquipélago dos Açores pelo sul do Pico.
Este veleiro atrasou-se de tal forma, que ficou a mais de 16 horas do penúltimo classificado na etapa inicial daquela que é a mais importante prova náutica realizada nos Açores.
A primeira etapa foi ganha pelo “Telecom Itália”, da dupla Giovanni Soldini e Karinne Fauconnier, que cumpriu o percurso em seis dias, 11 horas, 55 minutos e seis segundos, com quatro horas e meia de avanço em relação ao segundo classificado e quase oito horas para o terceiro.
Os primeiros classificados começaram a chegar à Horta na madrugada de domingo, mas apenas cinco veleiros conseguiram alcançar a meta antes do meio-dia, tendo durante a tarde e noite chegado mais 12 embarcações, seguindo-se outras duas na madrugada de segunda-feira e quatro na manhã desse dia.
A regata Les Sables/Horta/Les Sables, destinada a veleiros da Classe 40 (12 metros), teve início a 05 de Julho na cidade francesa de Sables d’Olonne, onde as embarcações devem começar a chegar a 21 de Julho.
A passagem dos velejadores pelos Açores fica assinalada com uma pintura colectiva, realizada por todos os tripulantes, junto ao Pontão C da Marina da Horta, que cumpriram, desta forma, uma tradição local que “obriga” todos os navegadores a deixarem um registo iconográfico da sua passagem.
Lusa