O velejador francês Davy Beaudart, com o iate “Innovea Environnement”, ganhou no segmento de embarcações de série a regata Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables (www.lessables-lesacores.com), para veleiros Mini de 6,5 metros, cruzando a linha de chegada na ilha do Faial às 17h40m35s (fuso dos Açores) de domingo, 8 de Agosto, após 7 dias 5 horas 53 minutos e 35 segundos de viagem.
Em segundo lugar, a menos de meia hora do vencedor, ficou o também gaulês Xavier Macaire, com o iate “Starter”, que completou esta primeira etapa da regata, numa extensão de 1270 milhas náuticas, em 7 dias 6 horas 21 minutos e 55 segundos de navegação oceânica.
O último lugar do pódio nesta tirada inicial da competição foi ocupado por outro skipper francês, Jean-Marc Allaire, que arribou com o seu veleiro de série “Baker Tilly AG2R La Mondiale” ao porto da Horta já na madrugada desta segunda-feira, dia 9, após 7 dias 14 horas 48 minutos e 39 segundos de viagem em alto mar.
Neste segmento dos iates de série entre as três da madrugada e as 11:00 horas de segunda-feira completaram a sua prova outros dez veleiros, dois holandeses e oito franceses, de longe a nacionalidade mais representada na edição deste ano, que nas duas organizações anteriores, em 2006 e 2008, teve como figura destacada o português Francisco Lobato, vencedor há dois anos, nas embarcações de série.
No segmento dos protótipos, até ao final do dia de domingo, haviam cruzado a meta na Horta 11 embarcações, a que se juntaram outras seis durante a madrugada e manhã de segunda-feira, com a particularidade de entre as 5:00 e as 11:00 horas da manhã do dia 9 de Agosto terem concluído a regata um total de 13 iates, entre protótipos e veleiros de série, com algumas chegadas quase simultâneas.
Para que a primeira etapa da edição de 2010 da regata Les Sables / Les Açores (Horta) / Les Sables fique integralmente concluída, às 16:00 horas (fuso do arquipélago) desta segunda-feira, faltavam terminar a sua prova apenas cinco veleiros, entre o quais o “Dizikipepli”, o protótipo mais antigo da frota, construído em 1992 e capitaneado pelo francês Hugues Chollet. Também ainda não estavam em terra firme uma das duas senhoras em prova, Fabienne Robin, skipper do “Plume d’Ange” e o único representante chinês, Chuan Guo, com o seu “Green Dragon”.