Região apela à naturalização como forma de evitar deportação

O Governo Regional dos Açores lançou esta terça-feira o programa LEGAL para alertar as comunidades emigrantes nos EUA e Canadá para a necessidade de se naturalizarem como forma de evitar uma eventual deportação desses países, onde residem muitos açorianos.
“O que queremos é fazer chegar a informação de forma directa, sem pressionar ninguém, sem apontar o dedo a ninguém. Queremos mostrar às pessoas que há motivos para que tomem medidas urgentes”, afirmou Graça Castanho, directora regional das Comunidades.

Graça Castanho, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada na apresentação do LEGAL (Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics), salientou que o maior problema que este programa pretende combater é a falta de informação que ainda existe nas comunidades emigrantes.

“Durante muitos anos, havia quem acreditasse que a naturalização seria uma traição à pátria, outros pensam que, sendo o pai e a mãe naturalizados, os filhos também seriam automaticamente, outros ainda pensam que tendo o ‘green card’ (cartão de autorização de residência) isso afasta a deportação”, salientou.

Para Graça Castanho, “é esta desinformação que se pretende desconstruir, avisando as pessoas que podem ser deportadas (se não estiverem naturalizadas), às vezes até por um pequeno incidente com a polícia ou porque deixaram caducar o ‘green card’ e vão pedir a renovação”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here