Na Região decorre a partir de hoje uma campanha televisiva denominada «Diga NÃO aos plásticos descartáveis», com o objetivo de reduzir o uso destes produtos nos Açores, promovendo a sua substituição por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.
Esta campanha promovida pelo Governo dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma ação específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinhas de plástico por palhinhas de papel.
A iniciativa «Açores sem palhinhas» destina-se a empresários do setor da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas e promovendo a troca de palhinhas de plástico que tenham em stock por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.
Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever para a troca de palhinhas, contactando a Direção Regional do Ambiente através do telefone 292 207 300.
Os interessados podem obter mais informações e consultar o regulamento da campanha no Portal dos Resíduos, em http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-residuos/conteudos/livres/Campanha+-+Açores+sem+Palhinhas.htm.
A iniciativa «Açores sem palhinhas» resulta de uma parceria com a Delegação dos Açores da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.
Os plásticos descartáveis são um dos principais problemas ambientais do presente, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana.
De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas 10 tipos de objetos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.