Região está a cumprir objetivos orçamentais

O Governo dos Açores reafirmou hoje que está a cumprir os objetivos orçamentais que foram traçados, apontando os dados da execução orçamental de julho divulgados pelo Ministério das Finanças para assegurar que não há desvio ou derrapagem na região

“Esta execução confirma que os Açores cumprem os seus objetivos orçamentais sem necessidade de retirar qualquer medida compensatória, assegurando a capacidade de manter todos os benefícios de que os açorianos usufruem, na medida em que o Governo Regional consegue conciliar esses apoios com o equilíbrio das suas contas públicas”, afirmou Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo açoriano.

Os dados oficiais divulgados pela Direção-Geral do Orçamento indicam que os Açores registaram nos primeiros sete meses deste ano uma receita de 554,3 milhões de euros e uma despesa de 502 milhões de euros, o que significa um saldo positivo de 52,3 milhões de euros.

Para Sérgio Ávila, citado numa nota divulgada pelo gabinete de comunicação do executivo regional, estes números indicam que os Açores “cumprem globalmente as metas orçamentais definidas e os compromissos assumidos”.

“As contas públicas da Região continuam a não contribuir para o défice do Estado, tendo, aliás, dado um contributo positivo para a redução do desequilíbrio orçamental da País”, acrescentou o vice-presidente do Governo dos Açores.

Os dados relativos à execução orçamental nos primeiros sete meses deste ano referem ainda que os Açores registaram uma quebra nas despesas de funcionamento, tendo reduzido 15,9 por cento na aquisição de bens e serviços correntes e 13,5 por cento nas despesas com pessoal.

Ao nível das receitas, registou-se um aumento de 20,1 milhões de euros relativamente ao mesmo período de 2011, que resultou da evolução dos fundos comunitários em resultado do reembolso dos investimentos públicos que foram efetuados.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here