Região prepara reestruturação para fazer face ao fim das quotas do leite

lavouraO presidente da Associação de Jovens Agricultores dos Açores esteve reunido, esta sexta-feira, com o secretário regional da Agricultura e Florestas para avaliar possíveis restruturações para o sector leiteiro, a que o fim das quotas leiteiras vai obrigar.

Virgílio Oliveira defende que “os 20 milhões de euros que se fala” que serão disponibilizados pelo Ministério da Agricultura à Região, com o objectivo de fazer face ao fim das quotas, é insuficiente, e considera que “seria desejável dez vezes este valor”.

Melhorar a eficiência na produção do leite no que diz respeito à alimentação, maneio e rotina da ordenha, qualidade, e dimensão das exploraçãores é, segundo Virgílio Oliveira, o caminho que deve ser percorrido.

 
O secretário regional da Agricultura e Florestas revelou que a reestruturação do sector vai fazer com que haja menos explorações de leite do que as que existem actualmente, mas com maior eficiência e rentabilidade.
Quanto às verbas nacionais para fazer face ao fim das quotas, Noé Rodrigues não confirma o valor 20 milhões, explicando que são transferências contínuas. Apesar de considerar que as verbas têm sido até agora suficientes, o governante afirma que “o Governo nunca está satisfeito e reclama sempre mais”.

 

 

 

 

 

João Cordeiro (in AO)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here