Também o socialista Hernâni Jorge, aproveitou a ocasião para dizer que o balanço feito pelo deputado social-democrata, acerca do Pico, ficou incompleto.
Argumento atrás de argumento, os socialistas não deixaram cair a polémica substituição de Duarte Freitas. Lizuarte Machado também entrou no debate afirmando que não tem pena que Duarte Freitas deixe de ser eurodeputado, mas que considera esta situação uma desconsideração para Jaime Jorge.
As respostas não se fizeram esperar. Desde logo, a do próprio visado, Jaime Jorge afirma que o grupo parlamentar do PSD ganha qualidade com o regresso de Duarte Freitas para a Assembleia.
Também Cláudio Lopes veio defender o eurodeputado, dizendo que Duarte Freitas pode vir a ser uma ameaça para o PS, daí a preocupação do partido no governo.
E António Soares Marinho lembrou que o PSD também podia trazer à Assembleia, episódios menos interessantes que se passam com o partido socialista como o caso da troca de candidato para as autárquicas na Povoação.
Por último, o deputado Artur Lima, do CDS-PP quis usar da palavra para esclarecer que o Duarte Freitas foi eleito numa coligação entre o PSD e o CDS e que esse facto tem sido esquecido.
Foi um debate que se tornou mais incómodo para o PSD, com o PS a tirar partido das polémicas em torno do regresso anunciado de Duarte Freitas, ao Parlamento açoriano e a saída inevitável de Jaime Jorge.
Hélder Blayer/ Ana Carvalho Melo (in AO)