O reitor da Universidade dos Açores renunciou hoje ao cargo e anunciou que a academia recebeu um reforço orçamental do Governo da República que lhe permitirá terminar o ano “em condições normais de funcionamento”.
Jorge Medeiros, diz ainda, num comunicado, que o Ministério da Educação e Ciência vai negociar com o das Finanças e com o Governo Regional “a aprovação do plano para o período de 2014-2016, no qual se prevê a assunção dos défices de 2014 e 2015” da universidade, “bem como da totalidade dos encargos com o empréstimo que a instituição ainda tem por liquidar, ou seja, a Universidade dos Açores ficará equilibrada financeiramente”.
“Independentemente dos termos em que tal plano vier a ser aprovado, certo é que nos próximos três anos a Universidade dos Açores terá necessariamente de se reestruturar a vários níveis. Neste contexto, será necessário estabelecer e implementar um conjunto de medidas que permitam consolidar e desenvolver a universidade num quadro estável e de grande abrangência, aproveitando igualmente o arranque do próximo Programa Quadro para o período de 2014-2020”, escreve o reitor.
Lusa