O ex-ministro Miguel Relvas e os ex-secretários de Estado Almeida Henriques e Feliciano Barreiras Duarte já deram entrada na Assembleia da República com os pedidos de retoma de mandato.
Os pedidos deram entrada depois da tomada de posse dos novos ministros e secretários de Estado no Sábado e da consequente exoneração dos então titulares das pastas. Ao que o i apurou, Miguel Relvas ainda não terá tomado a decisão se volta mesmo para o parlamento, mas até à hora ainda não tinha dado entrada na Assembleia o pedido de suspensão do mandato.
Como os três titulares foram eleitos por diferentes círculos, o seu regresso ao parlamento era imediato, mas para que não sejam agora contabilizadas faltas, ambos têm de apresentar pedidos de suspensão de mandato.
Com estes pedidos, com efeito desde dia 13 de Abril, saem os deputados Isilda Aguincha, Valter Ribeiro e Maria Vargas Silva. Os serviços da Assembleia da República receberam também o pedido de suspensão de mandato de Emídio Guerreiro que foi empossado no Sábado como secretário de Estado da Juventude e Desporto e será substituído por Isidro Gomes de Araújo.
Os quatro pedidos têm ainda de ser analisados pela Comissão de Ética. Até à hora, o presidente da comissão, Mendes Bota, não tinha conhecimento das solicitações.
Lusa