A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que a requalificação dos miradouros e espaços de lazer em todas as ilhas dos Açores é “mais do que uma obrigação, um ponto de honra para o Governo dos Açores”.
Ana Cunha, que falava na Bolsa de Turismo de Lisboa, na apresentação relativa aos projetos de requalificação de miradouros, promovida em conjunto com a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, salientou que “nos últimos seis anos o Governo dos Açores tem tido uma intervenção ativa na manutenção e requalificação das zonas com interesse turístico que entendemos necessárias, sem descurar a criação de novos pontos de interesse nas zonas adjacentes à rede viária regional, de forma a garantir o aumento de pontos de interesse e, por esta via, incentivar a sua descentralização”.
O aumento do fluxo turístico verificado nos últimos anos e, consequentemente, o aumento de visita e frequência a estes pontos de interesse, leva a que o Governo dos Açores “implemente medidas de mitigação de alguns constrangimentos que daí advêm, através de intervenções estruturais com o menor impacto ambiental possível e que cumpram o objetivo de proporcionar uma experiência positiva e inesquecível a quem nos visita”, salientou a titular da pasta das Obras Públicas.
Assim, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, vai proceder à requalificação de quatro miradouros onde se verificou “um crescimento significativo da frequência de visitantes”, que levou também ao “crescimento de desafios, nomeadamente ao nível da circulação e estacionamento de viaturas e da circulação e permanência de pessoas”.
Nesse sentido, ainda durante este ano, serão executadas melhoras significativas no Miradouro da Vista do Rei e zona envolvente, no Miradouro da Barrosa, no Miradouro da Lagoa do Fogo e no Miradouro do Pico do Ferro, localizados na ilha de São Miguel.
A requalificação do Miradouro da Vista do Rei pressupõe, segundo Ana Cunha, “uma intervenção por duas fases e tem por objetivo redimensionar as áreas de miradouro para acolher um maior número de visitantes, bem como garantir um espaço condigno e enquadrado para observação das vistas sobre a Lagoa das Sete Cidades e a freguesia da Candelária”.
A Secretária Regional adiantou que esta requalificação contempla ainda “a construção de um parque de estacionamento de apoio, nomeadamente para estacionamento de longa duração, com capacidade para 90 viaturas ligeiras e quatro autocarros, localizado junto ao Portal do Vento, para que, numa segunda fase – em 2019 – na zona adjacente, seja construída uma variante que fará a ligação entre a Estrada Regional e a descida à vila das Sete Cidades”.
Por seu lado, o Miradouro da Barrosa, localizado no pico com o mesmo nome, será requalificado até ao final do primeiro semestre deste ano, “com a execução de um parque de estacionamento, tendo em conta o seu enquadramento paisagístico, funcional e equilíbrio estético”, afirmou a Secretária Regional.
Em relação à intervenção proposta para o Miradouro da Lagoa do Fogo, “à semelhança de todas as restantes intervenções, houve um cuidado extremo na compatibilização entre a solução e os compromissos de operacionalidade e respetivos impactos ambientais”, disse Ana cunha, acrescentando que será iniciada, “neste primeiro trimestre, uma intervenção que permitirá criar uma zona de estacionamento com capacidade para 70 viaturas ligeiras e três autocarros ao longo do traçado, com possibilidade de expansão, salvaguardando os impactos ambientais”.
Numa segunda fase, está prevista a criação de “uma passagem em túnel, de ligação entre o parque e uma plataforma suspensa, de contemplação, no interior da cratera, que irá substituir o atual miradouro”, acrescentou.
O Governo dos Açores vai também, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, levar a cabo intervenções no Miradouro da Caldeira, no Faial, e no Miradouro do Cume da Serra de Santa Bárbara, na Terceira.
A requalificação do Miradouro da Caldeira do Faial, localizada no centro da ilha, em plena Reserva Natural, um santuário da flora natural dos Açores e um ‘ex-libris’ da ilha que está também identificado como geossítio prioritário do Geoparque Açores, com relevância nacional e significativo valor científico, pedagógico e turístico, já se encontra em curso.
Por sua vez, o Miradouro do Cume da Serra de Santa Bárbara integra-se na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros, classificada desde 1974, que inclui uma das maiores e mais bem conservadas manchas de vegetação natural dos Açores, apresentando grande diversidade de espécies, habitats e ecossistemas protegidos, sendo que a Caldeira da Serra de Santa Bárbara tem estatuto de reserva integral.
Este local é também um geossítio prioritário do Geoparque Açores, com significativa relevância.
“As intervenções na cumeeira da Serra de Santa Bárbara visam ordenar instalações técnicas ali existentes, acessos viários e controlar e disciplinar a circulação automóvel”, adiantou Ana Cunha.
A Secretária Regional lembrou que “encontra-se já em execução a requalificação do Miradouro do Pico do Ferro, com vista para a Lagoa das Furnas”, que vai “disciplinar e salvaguardar uma zona de estacionamento para 35 lugares, de forma a reservar a área do miradouro apenas para os visitantes, requalificando-se ainda a zona do miradouro, melhorando os pontos de observação da paisagem”.
Ana Cunha anunciou também a construção, ainda este ano, de um parque de estacionamento para 70 viaturas junto ao Monumento Natural da Caldeira Velha, no concelho da Ribeira Grande.
“Este parque irá situar-se nos terrenos adjacentes à Caldeira Velha, permitindo que os utilizadores possam estacionar e circular de forma segura com acesso direto ao local, fora da Estrada Regional”, afirmou.
A Secretária Regional frisou que o Governo dos Açores tem vindo a realizar um trabalho contínuo de melhoramento dos miradouros e zonas de lazer, destacando algumas intervenções efetuadas em 2017, como a requalificação dos miradouros da Ponta da Madrugada e da Coroa da Mata, em São Miguel, a requalificação e criação dos miradouros da Fajazinha e da Rocha dos Bordões, nas Flores, a criação do miradouro junto à entrada das Velas, em São Jorge, e a requalificação do Miradouro da Vista da Ponta Branca, na Graciosa.
Ana Cunha salientou que estas intervenções visaram não só o embelezamento do espaço público, mas também a melhoria das acessibilidades, das condições de estacionamento, bem como das condições de frequência e contemplação.
“Todos estes projetos apresentados são mais um exemplo de como este Executivo está atento às necessidades dos Açorianos e a trabalhar no sentido de um desenvolvimento da nossa Região cada vez mais sustentável”, afirmou.
A Secretária Regional acrescentou que, “considerando o crescimento do turismo nos Açores nos últimos anos, importa continuar a assegurar mecanismos de requalificação e preservação dos principais espaços com vocação para o recreio e para o lazer, enquanto locais de interesse turístico”.
Açores 24Horas / Gacs