De acordo com um estudo recentemente divulgado pelo Observatório Regional do Turismo (ORT), são quase 70%, os restaurantes açorianos que não satisfazem os clientes.
O estudo, revela que 68% dos frequentadores de restaurantes no Arquipélago estão “insatisfeitos” ou apenas “medianamente satisfeitos”, com o serviço que lhes é prestado.
Os resultados derivam de uma recolha de cerca de 800 inquéritos aplicados nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, revelando mesmo certas áreas consideradas como críticas pelos clientes.
Outro dos resultados aponta para uma degradação da restauração açoriana entre 2008 e 2009.
De acordo com o ORT, as quebras registaram-se em áreas como a qualidade dos alimentos servidos (84,5 para 81%), na limpeza (de 81,5 para 76,7%).
Em termos de melhorias face ao ano anterior, os clientes apontam uma melhoria nos horários de funcionamento (de 81,6 para 83,5%), na dosagem dos alimentos (de 75,4 para 82,2%) e na relação qualidade-preço (de 68,1 para 71,1).
Numa apreciação aos resultados deste inquérito, o ORT sublinha que subsiste nos Açores uma oferta de restauração indiferenciada que “não contribui para a afirmação turística” do destino regional, sendo que não há um grande investimento na gastronomia típica.
Nas conclusões, o ORT regista que os restaurantes açorianos são espaços “indiferenciados, desconfortáveis e que não potenciam os gastos”.
Como estratégias apontadas para a melhoria da situação, o ORT defende a necessidade de uma maior cooperação entre restaurantes e outros operadores do sector do turismo, bem como a importância de um maior investimento na formação de recursos humanos.
Para o Observatório Regional de Turismo, a utilização de novas tecnologias pode ser também uma forma para a “conquista de novos mercados”.