Resultado das eleições nos EUA implica “atenção cuidada e próxima” sobre matérias de interesse para a Região, afirma Vasco Cordeiro

vasco cordeiro gacsO Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América implica a necessidade de uma “atenção cuidada e mais próxima” em relação a algumas matérias de interesse para a Região.

“O tempo é, neste momento, de aguardar. Obviamente que, durante a campanha eleitoral, foram expressas posições e opiniões por parte do então candidato e agora Presidente eleito que, pelo menos, nos suscitam uma atenção muito cuidada e muito próxima”, disse Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Uma das áreas fundamentais deste relacionamento, segundo Vasco Cordeiro, tem a ver com a futura política de emigração da Administração de Donald Trump, tendo em conta o facto de os Açores disporem de uma larga comunidade emigrada nas costas leste e oeste dos EUA.

“Há que aguardar pelos nomes que vão compor a futura Administração e, também, o seu próprio funcionamento, uma vez que o sistema político norte-americano tem, também no Congresso, uma parte muito significativa do seu poder de decisão e de influência”, salientou.

Questionado sobre o futuro do processo da Base das Lajes, na sequência das eleições presidenciais desta terça-feira, o Presidente do Governo afirmou ser “prematura qualquer consideração sobre esta matéria”.

“Neste momento, não é adequado alimentar qualquer tipo de posição ou de expectativa em relação a este assunto”, afirmou Vasco Cordeiro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here