Os veleiros “Xcape”, com o patrão Luís Quintino Duarte e “Bohéme 37”, com o skipper Jacques Dupéron foram os vencedores, respectivamente nas classes ORC e OPEN, da Regata Comemorativa do 24.º Aniversário da Marina da Horta, prova de vela de cruzeiro que decorreu na tarde de quinta-feira, 3 de Junho, no canal das ilhas Faial/Pico.
A lista de inscritos era composta por 11 veleiros. À linha de partida só compareceram 9 barcos, sendo que, destes, apenas 7 chegaram ao fim.
O mar estava apelativo e o vento soprava de oeste/sudoeste em 15 nós.
Esta regata desenvolveu-se numa extensão de 12,4 milhas náuticas, e a competição foi cumprida em 2 horas 13 minutos e 29 segundos pelo “Xcape” e em 2 horas 24 minutos e 59 segundos pelo “Bohéme 37” (tempos reais), tendo, no final, dois iates ficado fora da classificação por não conseguirem terminar o percurso dentro do tempo limite de 3 horas e 30 minutos previsto nas instruções de regata.
Nos lugares de pódio da classe ORC ficaram os veleiros “Boreas”, de Luís Paulo Morais e “Mariazinha”, de Manuel Nunes, enquanto na classe OPEN as segunda e terceira posições foram ocupadas pelo “Soraya”, do patrão Frederico Rodrigues e pelo “Ilha da Ventura”, do skipper Carlos Garcia.
Esta regata, destinada a assinalar os 24 anos sobre a inauguração da Marina da Horta foi organizada conjuntamente pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A. e pelo Clube Naval da Horta e faz parte do campeonato da ilha do Faial da modalidade de vela de cruzeiro.
Inaugurada em 1986, a Marina da Horta já registou 26 mil entradas de veleiros de todo o mundo.
A marina da Horta é a segunda da Europa e a quarta do mundo com mais movimento de veleiros.