Reunião do grupo da Gripe em Angra

Reuniu em Angra do Heroísmo o grupo gestor para o acompanhamento e aplicação do Plano de contingência dos Açores.

O encontro destinou-se a fazer um ponto da situação da aplicação das medidas que estão implementadas na actual fase do Plano tendo em conta a análise dos casos que têm surgido e da resposta que tem sido dada.
Destinou-se também a fazer um levantamento das questões que têm sido mais frequentemente colocadas, quer do ponto de vista prático e da necessidade de se reforçar o aconselhamento às pessoas e a estruturas sociais.
Também foram analisadas questões de foro clínico, designadamente o aconselhamento da administração dos medicamentos, no caso dos adultos e no caso de crianças de várias idades.
As questões levantadas nesta reunião serão agora estudadas com vista à eventual revisão das práticas que estão a ser implementadas.

Apesar de se verificar que os casos que têm surgido, têm sido resolvidos de forma eficiente.
Analisaram-se igualmente a implementação de procedimentos face a um eventual crescimento do número de casos confirmados.

Também foram referidas algumas preocupações que têm sido colocadas por empresas aos Serviços de Saúde, no sentido de preparem os respectivos planos de contingência.
Neste caso ficou decidido sublinhar as orientações técnicas que neste âmbito já foram divulgadas.
Foi reafirmado que a divulgação das recomendações até agora difundidas, por vários meios, tiveram um efeito reduzido.
Porém, no momento presente e perante o surgimento de vários casos, as pessoas estão mais atentas e disponíveis para ouvir e seguir essas orientações.

Sai daqui uma sugestão para reforçar as acções de informação no terreno a vários níveis, designadamente por técnicos de saúde.
Também se chegou à conclusão que poderá ser necessário, em alguns casos, a intervenção multidisciplinar com dos serviços de acção social.

Foi ainda salientado o importante papel como entidade interveniente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
O grupo gestor para o acompanhamento de aplicação do Plano de contingência dos Açores é constituído por técnicos da Direcção Regional da saúde, profissionais e autoridades de saúde.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here