A decisão foi tomada durante a reunião do projecto “Vitour – Vinhas e Turismo” que decorreu em Riomaggiore, Parco Nazionale delle Cinque Terre, Itália: nos primeiros 18 meses haverá encontros técnicos em todas as dez Paisagens Património da Humanidade que fazem parte deste consórcio. A primeira foi esta que decorreu em Riomaggiore e acordou-se que o seminário na Ilha do Pico decorrerá de 27 a 30 de Abril deste ano. Assim, estarão na Ilha Montanha cerca de 30 peritos e gestores pertencentes a sete países: Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Portugal (Pico e Douro) e Suíça.
De acordo com as declarações do director regional do Ambiente, que esteve nesta primeira reunião acompanhado do director do Gabinete Técnico da Vinha, “esta foi uma reunião muito produtiva porque, para além das considerações sobre o planeamento do projecto, permitiu-nos conhecer a realidade de um Parque Nacional que assenta a sua actuação em fenómenos de participação interessada e lucrativa e numa intervenção profunda no ordenamento do território não apenas ao nível ambiental, mas, com acções muito concretas e consequentes ao nível social e económico”. Frederico Cardigos afirmou ainda que “se com esta pequena experiência levamos tantos ensinamentos para os Açores, não imagino o manancial de informação no final do projecto…”
Entre outras actividades, este projecto tem como objectivo a promoção das paisagens nas suas congéneres. Assim, dentro em breve, haverá na Ilha do Pico, alguns elementos expositivos referentes às outras paisagens vitivinícolas da Europa classificadas como Património da Humanidade.