O concelho da Ribeira Grande tem vindo a destacar-se nos ranking’s nacionais e internacionais que apontam para um crescimento qualitativo da qualidade de vida e do nível de investimento/retorno na área dos negócios e empreendedorismo.
Se em 2014 a Ribeira Grande ocupava o oitavo lugar na temática “Negócios”, em 2016 já se situava na quarta posição, subindo quatro lugares no ranking regional elaborado pela Bloom Consulting.
Para o Presidente da autarquia local, esta subida traduz o investimento que tem sido feito no município através das condições que a autarquia tem criado para tal.
“A criação de condições de emprego tem sido uma das nossas prioridades e as políticas de incentivo ao empreendedorismo e o desenvolvimento de obras estruturais para o concelho têm permitido isso, ou seja, mais investimento público traduz-se em mais emprego criado e mais famílias a receber rendimento”, disse Alexandre Gaudêncio.
O presidente da edilidade realçou que “subir quatro posições neste ranking em apenas dois anos vinca o bom trabalho que vimos desenvolvendo a nível empresarial, procurando assegurar o máximo de negócios para a Ribeira Grande pois isso significa sempre a criação de mais condições de emprego.”
Também na temática “Viver” a Ribeira Grande destaca-se por ser o terceiro melhor município dos Açores, subindo uma posição em relação a 2015.
Alexandre Gaudêncio entende que tudo isto está relacionado e explica como. “Se a Ribeira Grande oferece melhores condições para a criações de negócios, se as empresas geram empregos, é natural que as pessoas vivam melhor pois há mais gente a trabalhar e há mais famílias com sustento no final do mês. Obviamente que não é uma realidade transversal a toda a sociedade mas estes dados dão-nos motivação para continuarmos a trabalhar em prol das nossas gentes”, destacou.
O edil entende que os dados divulgados pela Bloom Consulting são o reflexo do trabalho realizado pela Câmara da Ribeira Grande ao longo dos últimos três anos. “Criamos condições para o município ser atrativo aos investidores, criando assim mais negócios que fomentaram o emprego e que contribuíram para a estabilidade financeira e emocional de muitas famílias”.
A Ribeira Grande também subiu uma posição na temática “Visitar”, ocupando agora o 11.º lugar regional. “Embora seja uma subida menos acentuada que as restantes, não deixa de ser um sinal de progresso. Este item avalia, essencialmente, a relação procura/oferta na área do alojamento e, neste particular, a Ribeira Grande só agora começa a despertar para essa realidade”, lembrou.
Alexandre Gaudêncio recordou que “o nosso concelho esteve longos anos sem uma única unidade hoteleira mas, agora, com as condições por nós criadas, já começam a surgir investimentos nessa área e a tendência será para continuarmos a subir no ranking, como de resto se tem verificado nos outros itens avaliados pela Bloom Consulting”.
Com 12 anos de existência, a Bloom Consulting é uma consultora especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding. Tem sede em Madrid e conta com escritórios em Lisboa e São Paulo, e é referenciada por meios internacionais de renome como o Economist, Forbes e CNN, sendo o seu CEO, José Filipe Torres reconhecido como um dos três maiores especialistas mundiais em “Country Brand” tendo vindo a colaborar com a OCDE.
Pode aceder a todo o relatório em http://www.bloom-consulting.com/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Portugal.pdf
Açores 24Horas