Romeiros percorrem estradas de S. Miguel num percurso de oração e reflexão

romeirosAs estradas de S. Miguel começam no sábado a ser percorridas pelos romeiros, cumprindo uma tradição quaresmal que remonta ao século XVI e que envolve cada vez mais jovens, num momento de oração e reflexão.
“São momentos de intimidade e fraternidade. Vivemos intensamente a oração, meditando e rezando em comunhão. É uma experiência extraordinária”, afirmou Carlos Sousa Melo, coordenador do Movimento dos Romeiros de S. Miguel acrescentando que esta é uma oportunidade para fazer “uma introspecção à nossa vida”.

Os primeiros grupos de romeiros iniciam a caminhada no fim-de-semana que se segue à Quarta-Feira de Cinzas e os últimos terminam na Quinta-Feira Santa.

No total, são 57 os ‘ranchos’ de romeiros que vão percorrer este ano as estradas de S. Miguel, num total de mais de 2.500 homens, que cumprem entre 250 e 300 quilómetros durante uma semana, trajados com xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando.

Os romeiros, organizados por localidades, devem fazer o percurso sempre com o mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas existentes na ilha.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here