Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Ponta Delgada, uma ação política forte e a participação efetiva dos jovens no projeto de construção do futuro da Europa.

Rui Bettencourt, que falava na iniciativa ‘Diálogo com os Cidadãos – Açores Europa: Caminhos de futuro’, promovida em parceria pelo Governo dos Açores e pela Comissão Europeia, frisou a necessidade de ter “uma visão de futuro para poder tomar decisões agora, implicando a juventude evidentemente”.

“É necessário agir em função da noção que temos de futuro e não da visão que temos só de presente”, afirmou o governante, sublinhando a importância da tomada de consciência de todos para que se possa “participar melhor e fazer melhor aquilo que nos convém”.

Para o titular da pasta das Relações Externas, “os jovens são a razão de ser do que está a acontecer”, daí a “preocupação dupla” do Governo dos Açores com o futuro dos jovens Açorianos e com o futuro da Europa.

“Estamos a atravessar um momento na Europa muito importante e histórico”, afirmou o Secretário Regional, considerando que se está numa “encruzilhada”, ou numa “bifurcação”, dessa caminhada de construção da União Europeia.

Rui Bettencourt defendeu que as escolhas que forem feitas agora “podem levar a União Europeia a um processo de fragilização ou podem levar a União Europeia a um processo de fortalecimento”.

Deste modo, salientou que as escolhas e as decisões que agora serão feitas são “muito importantes” e “têm que ter por trás valores políticos e valores da construção da União Europeia”, mas com “uma preocupação muito grande com as pessoas”, considerando ser “um momento único na História”.

O titular da pasta das Relações Externas considerou ainda como “boas escolhas” as palavras escolhidas pelo público que assistiu ao debate em Ponta Delgada, e por videoconferência em Angra do Heroísmo e na Horta, como sendo mais importantes, e que foram “emprego, educação e transportes”, que no seu entender são “as grandes questões societais” que têm impacto na vida das pessoas mas também na economia.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here