O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas desafiou hoje, em Ponta Delgada, os jovens a participarem e a agirem na construção do futuro dos Açores e da Europa.
“É a vossa geração de 20 anos que, até 2070/2080, vai moldar os Açores, Portugal e a Europa, é a vossa geração que vai fazer agora o futuro”, afirmou Rui Bettencourt, numa palestra sobre ‘Os jovens e o futuro da Europa’ aos alunos do Clube Europeu da Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Para o titular da pasta das Relações Externas, “a Europa do século XXI será a Europa que os jovens de hoje construírem”, frisando que “este é o momento de cada jovem, de cada um de vocês, fazer parte desta aventura”.
“A Europa é um território, uma história, uma cultura, uma maneira de viver, são pessoas e, sobretudo, é aquilo que falta inventar e construir, é o futuro”, salientou Rui Bettencourt, para quem “há muita coisa ainda para fazer e construir”, reafirmando aos jovens que é a geração deles “que vai agora construir e fazer essa Europa, imaginar e inventar”.
Rui Bettencourt apelou ainda aos jovens para que “não deixem de exercer a cidadania europeia, de participar em tudo aquilo que for necessário, indo para fora e voltando, dando opinião ou construindo”, sublinhando a importância da sua participação num futuro cheio de novos desafios, “para que não sejam outros a decidirem o que é necessário fazer”.
“Há três palavras que acho importantíssimo celebrar em 2019. São três palavras fundamentais que é necessário colocarmos em reflexão na sociedade civil dos Açores, que são a Juventude, a Europa e o Futuro”, disse o Secretário Regional, apelando aos jovens para serem cidadãos ativos e assumirem os seus direitos e deveres.