O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas convidou os jovens da diáspora a integrarem os Açores no seu projeto de vida e, dessa forma, contribuírem para a “construção da Açorianidade” no mundo.
“Ser Açoriano não é só herdar um projeto que é importante”, afirmou Rui Bettencourt, que falava sábado, em Ponta Delgada, no encerramento de uma formação para jovens da diáspora que decorreu durante a semana em São Miguel, sublinhando que este “é um projeto cultural que herdamos, mas é também um momento de partilha de um projeto para o futuro”.
Para o titular da pasta das Relações Externas, “a ideia é que o projeto açoriano e a construção dos Açores de amanhã se façam com a participação de todos”.
“É importante convencermos os Açorianos que estão nos Açores e os Açorianos que estão fora dos Açores, como vocês, de que todos fazem parte desse projeto açoriano”, frisou Rui Bettencourt.
Na sua intervenção, salientou ainda que se está a entrar numa fase “muito interessante” na diáspora, por se estar a passar de uma 1.ª e 2.ª geração para uma 3.ª geração, na qual se encontram os mais jovens, como os que estiveram nos Açores a participar neste curso, que têm “uma importância fundamental” nesta fase.
“Vocês vão ser aqueles que vão estar implicados na construção dos EUA, ou dos Açores ou do projeto açoriano no percurso da vossa vida nos próximos 40, 50, 60 anos”, disse o Secretário Regional aos jovens formandos, acrescentando que, ao longo do século XXI, são eles que vão estar envolvidos nestas questões.
Rui Bettencourt agradeceu aos jovens da diáspora por aceitarem o desafio de “serem Açorianos em todos os sítios do mundo”, com orgulho na sua história, na sua geografia e no seu projeto, realçando a dimensão mundial dos Açores e da sua diáspora.
Para o Secretário Regional, ao participarem nesta ação formativo, estes jovens “estão também a dar o exemplo aos Açorianos dos Açores”, porque “todos os Açorianos, estejam cá ou estejam fora, fazem parte deste projeto”.
A ‘Formação Açores 2017 para Jovens da Diáspora Açoriana’, promovida pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, foi dirigida a jovens açor descendentes oriundos dos EUA, tendo em vista dar a conhecer a realidade atual da Região, incentivando-os a promoverem e divulgarem as potencialidades do arquipélago, proporcionando um espaço de partilha de experiências e de diálogo sobre a influência e o papel que desempenham nas suas comunidades.
Açores 24Horas/ Gacs