Cuidados com o investimento público e com a intervenção do Governo – são os alertas do economista João Duque, feitos durante um Seminário na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.
Quanto às estratégias para sair da crise, o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão aposta no reactivar da situação económica e em conquistar a confiança financeira.
Sob o tema ” Que Saídas para a Crise Económica e Financeira “, o economista João Duque é cauteloso quanto ao investimento público, que não deve entrar em choque com os interesses privados mas, sim, numa estratégia de complementaridade.
O Presidente do Departamento de Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão- analisou também as estratégias de apoio à habitação e avisa que é perigoso, quando a intervenção do Governo interfere com o funcionamento do mercado.
João Duque define como saídas para a crise medidas que reactivem a Economia e que ajudem a manter as empresas, sendo, porém, necessário, conhecer-se bem o perfil de cada uma delas, deixando para a crise financeira a solução de se reconquistar a confiança, indispensável para animar os agentes económicos.
in rtp/a