Catorze consórcios internacionais submeteram propostas de interesse para conceber, instalar e operar um porto espacial na ilha de Santa Maria, no seguimento do processo de consulta internacional que terminou a 31 de outubro, adiantou o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.
Esta consulta, que decorreu no âmbito da primeira fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites (ATLANTIC ISLP), foi levada a cabo pelo Governo da República, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e pelo Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA – Espaço), com o apoio técnico da Agência Espacial Europeia (ESA).
Os proponentes, segundo Gui Menezes, manifestaram interesse em colaborar com empresas portuguesas e centros de investigação e engenharia nacionais, sendo que sete das 14 propostas apresentadas são para soluções inovadoras de acesso ao Espaço com microssatélites e as restantes para produtos e serviços de engenharia de sistemas e software e ainda para inovações relativas às infraestruturas terrestres.
As manifestações de interesse incluem consórcios de Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Rússia e EUA, que pretendem atuar em toda a cadeia de valor associada à nova geração de serviços de lançamento de pequenos satélites para o Espaço.
O Secretário Regional frisou que esta iniciativa, que terá várias fases, pretende estimular a criação de emprego qualificado e a alavancagem de novos projetos de índole espacial de grande valor acrescentado que, a longo prazo, poderão garantir um novo impulso aos projetos já existentes na ilha de Santa Maria.
Após todas as fases de avaliação e análise das condições de exequibilidade e dos processos contratuais, prevê-se que os primeiros serviços de lançamento comecem a operar nos Açores na primavera/verão de 2021.
As 14 manifestações de interesse vão ser agora analisadas por uma Comissão Internacional de Alto Nível, composta por nove peritos nacionais e estrangeiros, coordenada pelo antigo Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia, Jean Jacques Dordain.
A primeira reunião desta comissão terá lugar este mês com o objetivo de recomendar uma lista de candidatos a convidar para participar na segunda fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites (ATLANTIC ISLP).
Neste sentido, durante o primeiro trimestre de 2019 será feita a apresentação de propostas, em resposta à consulta internacional de manifestação de interesses e, posteriormente, irá decorrer um novo processo de avaliação, que inclui uma apresentação pública das propostas.
Foto – Direitos Reservados