As conclusões do projecto dedicado à Avaliação da Educação Inclusiva na Região Autónoma dos Açores vão ser apresentadas este mês, na ilha de São Miguel, durante um encontro internacional que vai reunir professores e técnicos, ligados à área da Educação.
O projecto, da responsabilidade da direcção regional da Educação e Formação, Universidade dos Açores e de Leipzig, Alemanha, foi iniciado em 2007, com o objectivo de melhorar os padrões de qualidade do ensino no arquipélago e permitir a sua divulgação no contexto europeu.
O encontro internacional ” Educação Inclusiva: Boas Práticas”, agendado para 14 de Novembro, vai decorrer no auditório da Escola EBI Roberto Ivens, em Ponta Delgada.
Para a secretária da Educação e Formação, trata-se de uma oportunidade para analisar as boas práticas educativas implementadas nos últimos anos na Região e para, simultâneamente, perspectivar o que deve ser melhorado.
Durante o encontro internacional em Ponta Delgada, será lançado um DVD com boas práticas ao nível da Educação Inclusiva e apresentada uma plataforma electrónica, que vai contar com a colaboração das direcções regionasis da Juventude e Ciência, Tecnologia e Comunicações, estando ainda previsto dar a conhecer o projecto SIMICOLEP P, da responsabilidade de Conceição Medeiros, e que visa proporcionar um trabalho mais eficaz com alunos surdos e crianças com dificuldades de leitura.