“Tendo em conta o número de novos casos identificados ao longo da última semana, ficam em situação de alto risco os concelhos da Lagoa, da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo […], em baixo risco Ponta Delgada e Nordeste e, em muito baixo risco, o concelho da Povoação”, adiantou hoje o diretor regional da Saúde, Berto Cabral.
O também responsável pela Autoridade de Saúde Regional, que falava em conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica na região, esclareceu que “toda a ilha de São Miguel ficará em nível de alto risco, com as correspondentes medidas que, atualmente, até já se encontram em vigor”, porque 50% dos concelhos da ilha estão no nível mais alto de risco de contágio.
As medidas irão vigorar até às 23:59 de dia 30 de abril, confirmou à Lusa fonte do Governo Regional.
Em São Miguel, está proibida a circulação na via pública entre as 20:00 locais e as 05:00 durante a semana e entre as 15:00 e as 05:00 ao fim de semana.
Toda a atividade comercial está encerrada nesses períodos, com exceção das farmácias, clínicas médicas e consultórios, postos de abastecimento de combustíveis com venda ao postigo e lojas de conveniência de venda de bens essenciais integrados em postos de combustíveis.
Os restaurantes, cafés e similares estão fechados, podendo funcionar em regime de entrega ao domicílio e ‘take-away’ até às 22:00.
No nível de Alto risco, é ainda obrigatório o teletrabalho nas atividades e funções em que seja exequível, para quem tenha alguma patologia que constitua comorbilidade de risco ao vírus SARS-CoV-2, bem como para um dos progenitores de crianças até aos 12 anos, que estejam em regime de ensino à distância ou cujas creches, jardins de infância e ATL estejam encerrados.
No caso de não ser possível a implementação do teletrabalho, é recomendado o desfasamento de horário.
Em São Miguel estão também encerrados todos os estabelecimentos de ensino, ginásios e piscinas cobertas, estando proibidas as práticas desportivas nestes espaços.