São Miguel deixa deixar de estar em situação generalizada de alto risco

São Miguel deixa no próximo Sábado de deixar em situação generalizada de alto risco.

A partir do próximo dia 08 de maio, Vila Franca do Campo passa a ser o único concelho da ilha de São Miguel que permanece em alto risco de contágio da covid-19, de acordo com a avaliação semanal de risco, passando os concelhos da Lagoa e Ribeira Grande a estar em médio alto risco, Povoação em médio risco, Ponta Delgada em baixo risco e o Nordeste em muito baixo risco.

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.

De acordo com a escala indicada, em Vila Franca do Campo “os estabelecimentos de restauração passam a estar abertos até às 15:00″, sendo que podem funcionar em regime de ‘take-away’ até às 22:00 locais, mas “os estabelecimentos de bebidas, vulgarmente designados cafés, estão encerrados”.

“Há aqui o entendimento de que, pela avaliação que foi sendo feita nestes últimos tempos, a restauração consegue, de alguma forma, cumprir e garantir regras de segurança e distanciamento”, mas, “nos cafés, não é tanto assim, e o que se percebe é que, nos concelhos de alto risco, são focos de contaminação”, explicou em conferencia de imprensa o secretário Regional da Saúde.

Naquele município, continua proibida a circulação a partir das 20:00 nos dias de semana e aos fins de semana a restrição passa a ser a partir das 17:00.

Na Lagoa e na Ribeira Grande, os restaurantes estão abertos até às 15:00 e até às 22:00 funcionam em regime de ‘take-away’, na Povoação podem funcionar até às 20:00 e, em Ponta Delgada, estão abertos até às 22:00.

No concelho do Nordeste aplicam-se as medidas menos restritivas, como o funcionamento dos cafés e restaurantes até às 23:59.

 

 

Açores 24Horas c/Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here