A SATA aposta forte este ano na renovação e inovação tecnológica com o duplo objectivo de reduzir custos e melhorar a sua pegada ecológica.
Uma estratégia revelada na passada quarta-feira em Lisboa, num evento para jornalistas e que contou com a participação da empresa açoriana e da Microsoft.
Durante a apresentação foram revelados os projectos em curso que se traduzirão por uma poupança anual de 76 por cento ao nível dos custos com operações do data-center, redução de 20 por cento dos gastos com consumíveis, reforço da aposta na formação via e-Learning, ganhos na ordem dos 14 por cento nos custos de manutenção dos postos de trabalho e uma redução de 10,5 por cento nas despesas de viagens e comunicações.
O Presidente da SATA, António Gomes de Meneses, afirma que ao nível dos data-center há uma gestão mais eficiente que permite reduzir substancialmente os custos energéticos e melhorar o tempo de resposta para os novos serviços informáticos que a empresa necessita, reduzindo o tempo de resposta de 15 dias úteis para 30 minutos. Por outro lado, há uma redução anual de cerca de 400 toneladas de emissões de dióxido de carbono o que permite à empresa açoriana atenuar a sua pegada ecológica.
Noutra vertente, a companhia aérea regional está a desenvolver o portal do colaborador, o “My SATA”, uma página web onde é possível aceder em “tempo real a todo o tipo de informação que diga respeito ao trabalhador, desde o mapa de férias a um pedido de ajuda de custo ou a sua avaliação em acções de formação”, ou seja, a burocracia é reduzida, o papel é eliminado e os processos internos são agilizados.
Apesar de não revelar quanto é que a SATA vai poupar com as inovações em curso, António Gomes de Meneses garante que serão alcançados ganhos significativos na ordem das centenas de milhares de euros por ano. Todas estas poupanças, garante o Presidente da SATA, “vão ser passadas para o cliente final. Este é o nosso grande objectivo”.
Na calha está também o novo sítio da SATA na internet que promete uma maior interacção com o utilizador bem como inovações tecnológicas de que a SATA vai ser pioneira a nível mundial, como seja a confirmação da reserva ou alteração de lugares através de sms.
Paulo Simões (in AO)