De acordo com um comunicado da transportadora aérea açoriana, o objectivo principal do protocolo, assinado no final de Maio, é o de aumentar o tráfego de turistas açorianos para a ilha Gran Canária, aproveitando as ligações aéreas existentes entre os Açores, Madeira e Canárias.
Ao mesmo tempo, lê-se ainda, pretende-se fortalecer “a vocação Atlântica da SATA”.
O protocolo vai permitir aos passageiros oriundos dos Açores seguirem viagem para o arquipélago das Canárias, através das companhias aéreas SATA Air Açores e SATA Internacional que planearam esta operação em continuidade. Assim, aos Sábados, é possível viajar de Ponta Delgada para Las Palmas com curta escala no aeroporto do Funchal. Do mesmo modo, é disponibilizada a possibilidade dos passageiros fazerem Las Palmas/Funchal/Ponta Delgada, às terças-feiras.
Para divulgar estas ligações, foi também acordada uma campanha promocional nos Açores com o apoio do Grupo SATA e do Patronato de Turismo da Gran Canária.
Paralelamente estão ser efectuadas campanhas promocionais dos Açores junto dos operadores turísticos da Madeira e Canárias, de forma a angariar fluxo turístico destes arquipélagos para os Açores nos voos oferecidos pelo Grupo SATA.
Olímpia Granada (in AO)