“Foram cancelados todos os voos previstos para hoje no arquipélago e nas ligações com o continente”, afirmou o porta-voz da empresa, José Gamboa.
A decisão abrange também todos os voos que a SATA tinha previsto para hoje entre a Madeira e o continente, acrescentou o porta-voz da SATA.
José Gamboa salientou que a transportadora aérea açoriana aguarda ainda informações mais recentes sobre a evolução da nuvem de poeira vulcânica para analisar a evolução da situação, que será divulgada num comunicado previsto para o princípio da tarde.
O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores admitiu domingo que as cinzas originadas pelo vulcão da Islândia podem continuar a afetar o espaço aéreo do arquipélago nos próximos dias.
“Se não houver alterações significativas na circulação atmosférica, a situação poderá manter-se” nos próximos dias, refere este centro numa nota divulgada no seu sítio na Internet.
No mesmo sentido, a SATA recomendado no domingo aos passageiros dos voos entre as ilhas do arquipélago dos Açores que recorram às ligações marítimas.
Até domingo, a SATA já tinha cancelado 30 voos internos e 21 ligações com o exterior do arquipélago, afetando mais de 3500 passageiros.
O vulcão islandês Eyjafjöll entrou em erupção a 21 de março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afetou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na quinta feira à noite.