“Esta nova ligação, que será realizada duas vezes por semana, terá partida e chegada no mesmo dia em Ponta Delgada, permitindo a ligação entre os Açores, a Madeira e o Algarve”, revelou uma fonte da SATA, em declarações aos jornalistas nesta cidade canadiana.
A SATA recebe segunda-feira, numa cerimónia na fábrica da Bombardier, em Toronto, o primeiro dos quatro Dash Q400 NextGen que adquiriu, num investimento de 74 milhões de euros.
Este avião deverá chegar a Ponta Delgada no final do mês, prevendo a SATA que o processo de certificação permita que comece a operar no final de Fevereiro.
Os quatro aviões adquiridos pela SATA deverão estar todos a voar até ao fim do primeiro semestre deste ano, substituindo os actuais aviões ATP.
Os novos Dash Q400 NextGen adquiridos pela transportadora aérea açoriana vão operar nas ligações entre as ilhas do arquipélago dos Açores, nas rotas entre os Açores, a Madeira e as Canárias e na ligação entre os dois arquipélagos e o Algarve que começa a operar “no início do Verão”.
A renovação da frota da SATA Air Açores começou no ano passado com a chegada de dois Bombardier Q200, que substituíram o Dornier que a empresa utilizava nas ligações para as ilhas mais pequenas.
No quadro da renovação da frota da SATA, os dois Q200 vão assegurar as ligações entre o Funchal e Porto Santo e as rotas que servem as ilhas com menor procura no arquipélago dos Açores, nomeadamente para o Corvo, a mais pequena ilha açoriana.